Tratamento
Prevenção

Reabilitação com  Prevenção
A periodontite, doença que atinge a gengiva e as estruturas de suporte do dente, e a cárie são as principais doenças bucais. Ambas se originam basicamente do acúmulo de placa bacteriana, também conhecida por biofilme, por isso a correta higienização é a base de um sorriso saudável. 

Entretanto, após um tempo que o biofilme permanece acumulado no dente, ocorre sua calcificação – o chamado cálculo dental ou tártaro – e somente pode ser removido com uma limpeza profissional, que deve ser realizada a cada seis meses. 

Além disso, todos os tratamentos odontológicos realizados possuem uma vida útil e, nas consultas periódicas, é possível fazer o acompanhamento e indicar a troca ou substituição de alguma restauração/prótese. Assim, após finalizado seu tratamento, são indicadas visitas de manutenção para que seu sorriso esteja sempre em dia!
Como escovar os dentes?
Deve começar por escovar os seus dentes com a escova voltada para a gengiva, ao longo do eixo do dente, e execute cerca de 10 movimentos vibratórios de 1 em 1 ou 2 em 2 dentes. Repita os movimentos sobre todos os dentes, pelo lado de dentro (lado da língua) e pelo lado de fora (lado da bochecha).

Nos dentes anteriores (superiores e inferiores) pelo lado de dentro (lado da língua), ponha a escova na vertical e execute os movimentos no sentido do eixo da escova, não esquecendo de fazer as cerdas da escova entrarem em contato com a margem gengival. Nas superfícies em que mastigamos os alimentos, coloque as cerdas da escova sobre elas, ficando a cabeça da escova paralela a estas superfícies. Pressione e faça movimentos horizontais de vai e vem. 

Se tiver sangramento frequente durante a escovação dos dentes você deve informar ao seu dentista. Não se esqueça de escovar a língua, pois nela ficam alojadas bactérias que causam mau hálito. Caso você tenha um espaço muito grande entre seus dentes, o uso de escovas interdentais é recomendado. Essas escovas também podem ser usadas por pacientes que usam aparelho ortodôntico.
É importante usar o fio dental?
Sim. Todos os dentes de nossa boca possuem 5 lados expostos e todos eles têm de ser limpos para evitar o acúmulo de placa bacteriana e consequentemente, as doenças que podem surgir.

Uma boa escovação vai ser eficaz em limpar apenas 3 superfícies dentárias, porém as cerdas não conseguem entrar no espaço entre os dentes. É nessas superfícies que o fio dental deve ser inserido com cuidado e com movimentos amplos – como o de lustrar sapatos – desde a gengiva até a parte superior do dente. Um pedaço entre 30-40 cm é suficiente, e deve ser enrolado entre seus dedos médios, enquanto os indicadores e os polegares realizam a limpeza.

Se houver sangramento, normalmente é um indicativo de que existe uma inflamação gengival e não, o que a maioria das pessoas pensam, de que o fio cortou a gengiva.

Solicite um
Agendamento

Preencha o formulário ao lado e nossa equipe de profissionais entrará em contato para agendar uma avaliação na ABO Sorocaba

Agende uma
Avaliação