Saiba como funciona a obtenção da fibrina rica em plaquetas (PRF) e compreenda sua importância para a Odontologia atual!
O que é a fibrina?
A fibrina é uma proteína que atua como uma primeira resposta quando há um ferimento, com importante papel no processo de coagulação sanguínea.
Sempre que ocorre um ferimento, cada molécula de fibrina se entrelaça com o intuito de formar uma fina malha ao redor da lesão, que estanca o sangue e captura hemácias, leucócitos e plaquetas, formando então o coágulo.
Contudo, a utilização da fibrina rica em plaquetas é uma realidade inovadora nos procedimentos médicos e odontológicos atualmente.
Por isso, o principal objetivo é melhorar a cicatrização dos tecidos moles e duros, o que possui um grande valor para pacientes e dentistas.
Visto que o plasma rico em plaquetas (PRP) é a principal alternativa para a utilização na forma líquida (injetável).
Dessa forma, a fibrina rica em plaquetas é comumente utilizada em procedimentos regenerativos, e seus resultados têm sido positivos, gerando a satisfação dos pacientes.
Entenda melhor esta técnica
Tanto na Medicina quanto na Odontologia, existe uma busca incansável e constante por meios que acelerem a neoformação óssea.
Depois de muita pesquisa sobre a influência das células sanguíneas sobre os biomateriais aplicados no organismo humano, chegou-se a um resultado importante: os concentrados plaquetários!
Eles têm por objetivo acelerar a cicatrização de tecidos moles e duros através do aumento da concentração de fatores de crescimento, como o TGF-b, IGF-1, PDGF, entre outros.
A Fibrina Rica em Plaquetas é utilizada na Odontologia através de um concentrado de fatores de crescimento autólogo, que estimula a regeneração tecidual.
Os fatores de crescimento mencionados são responsáveis pelo aumento da produção de colágeno, mitose celular, crescimento dos vasos sanguíneos e pelo recrutamento de células que, ao migrar para o local da lesão, vão auxiliar na produção de um novo tecido.
Além disso, é um procedimento autólogo, em que o material a ser injetado é retirado do próprio paciente, o que praticamente elimina o risco de rejeição ou infecções.
Um método extremamente eficiente!
Com uma chance diminuída de rejeição, podemos considerar este método extremamente eficiente para o processo de aceleração da regeneração.
Além disso, o PRF também permite a reconstituição do enxerto com células do próprio paciente, o que resulta num processo de cicatrização natural e muito mais ágil!
Como funciona a obtenção do PRF?
Para obtenção do PRF, é realizada a coleta de sangue do paciente em tubos que, em seguida, são posicionados em uma centrífuga. O sangue coletado não pode ter nenhum tipo de aditivo.
Após o término deste processo, é possível observar as camadas:
- Primeira camada: líquido transparente, plasma.
- Segunda camada: espessa e amarela, Fibrina Rica em Plaquetas (PRF).
- Terceira camada: vermelha, glóbulos vermelhos.
Quais as vantagens do uso do PRF?
- É uma técnica simples e eficiente, pois a centrifugação ocorre em um único passo;
- É obtido por amostra de sangue autóloga, que diminui os riscos de rejeição;
- Estimulam a regeneração dos tecidos de forma eficaz;
- Pode ser utilizado de forma única ou em combinação com enxertos ósseos, por exemplo.
Portanto, conheça a Habilitação em Venopunção e na Obtenção de Fibrina Leucoplaquetária Autóloga na Odontologia (PRF) da ABO Sorocaba!
Através deste curso, você sairá habilitado para o uso da técnica de Fibrina Rica Plaquetas e Venopunção nos diversos procedimentos cirúrgicos na Odontologia.
Dessa forma, compreendendo desde a fisiologia da cicatrização até um Hands-On: Plugs, Membranas e Sticky Bone!