Você sabe o que é a doença periodontal e o que acontece caso você não a trate?
Quando pensamos sobre saúde bucal, a primeira coisa que nos vem a mente são os cuidados com os nossos dentes. Entretanto, sabemos que isso não é o bastante para garantir um sorriso saudável.
A gengiva desempenha um papel de grande importância, pois além de serem um dos principais indicativos da nossa saúde bucal, também são responsáveis pela proteção dos nossos dentes.
Isso significa que o aparecimento de alguma doença gengival, como é a o caso da periodontite, pode prejudicar toda a nossa saúde.
Por isso, acompanhe para descobrir mais!
O que é a doença periodontal?
A doença periodontal é o termo utilizado para se referir às doenças gengivais. As principais delas são a gengivite e a periodontite.
Enquanto a primeira pode ser caracterizada como o estágio inicial da doença, a segunda refere-se a um estágio mais avançado.
A gengivite tem como principais sintomas a vermelhidão das gengivas, fazendo com que elas fiquem mais sensíveis e, em alguns casos, podem até mesmo sangrar, principalmente ao escovar os dentes e passar o fio dental.
Nesta etapa, é comum que a pessoa não sinta desconfortos, fazendo com que o seu tratamento muitas vezes seja adiado, principalmente quando não é acostumado a realizar as visitas periódicas ao dentista.
Já a Periodontite, a evolução da gengivite não tratada, apresenta consequências mais graves que a primeira. Isso porque a infecção afeta diretamente os ligamentos que suportam os dentes.
Muitas vezes também não apresentam dor e, por isso, é importante estar atento aos seus principais sintomas:
- Gengiva inchada, vermelha ou dolorida;
- Sangramentos causados durante a escovação, uso do fio dental ou mastigação;
- Mau hálito persistente;
- Gengiva retraída;
- Amolecimento dos dentes;
- Dentes excessivamente sensíveis à temperaturas frias ou quentes.
Como é feito o tratamento?
As doenças periodontais ocorrem quando há formação do biofilme (placa bacteriana) ou do tártaro. Sendo assim, em muitos casos uma raspagem supra gengival realizada pelo dentista é a única maneira de remover a placa que se calcificou, transformando-se em tártaro.
Essa é a principal maneira de evitar que as doenças periodontais se manifestem, ou seja, através da Profilaxia Dental realizada no consultório pelo próprio dentista.
A falta de higiene bucal é um dos principais motivos para que ocorra as doenças periodontais. Apesar de todos saberem da importância dos cuidados com a higienização, muitos acabam deixando de lado, por preguiça ou pela correria do dia a dia.
Entretanto, é muito importante não apenas escovar os dentes após as principais refeições do dia, evitando os acúmulos de alimentos e a proliferação de bactérias, mas também o uso do fio dental diariamente.
Isso porque, ele é a principal forma de prevenção contra as doenças gengivais, pois é fundamental para a retirada do biofilme de lugares em que a escova não alcança.
E se eu não tratar?
Você sabia que um dos principais motivos que levam as pessoas a perderem um ou mais dos seus elementos dentários é por conta das doenças periodontais?
Isso ocorre porque na periodontite, as infecções são diretamente no osso de apoio e nas fibras que seguram os dentes no lugar, causando o seu amolecimento e, muitas vezes, a perda e queda dos dentes.
Ninguém quer isso para si mesmo, não é? Por isso, as visitas periódicas ao consultório odontológico são tão importantes, pois uma simples questão como a limpeza especializada pode evitar diferentes doenças e até mesmo a queda dos seus dentes.
ABO CRO 12864 | RT: CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA | CD | CROSP 49116