Blog

Botox como tratamento odontológico: tudo o que você precisa saber

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica, que deu origem ao tratamento de Botox, é produzida pelo bacilo anaeróbio Clostridium botulinum, que foi introduzida na área médica para o controle e tratamento do estrabismo. Somente muito tempo depois é que se permitiu o seu uso para outras finalidades, incluindo a Odontologia. Trata-se de uma proteína causadora do botulismo. No entanto, seu uso médico pode proporcionar melhorias na qualidade de vida dos pacientes, uma vez que pode ser aplicada no tratamento das desordens dolorosas crônicas, tais quais bruxismo, cefaleia, sorriso gengival, distúrbios temporomandibulares, sialorreia, entre outros tratamentos.

Como age a toxina botulínica?

Há sete formas distintas de neurotoxina produzidas pelo Clostridium botulinum, que vão do tipo A ao G. Cada uma delas apresenta uma toxicidade específica, diferentes tempos de persistência nas células nervosas e diferentes potenciais, mas seu princípio fundamental é a inibição da liberação de acetilcolina, causando efeito paralisante e o enfraquecimento temporário da atividade muscular, reduzindo o tônus (contração) muscular. “Botox” é o nome comercial da toxina botulínica do tipo A.

O mecanismo de ação da neurotoxina do tipo A mais comumente mencionado é determinado pela alta afinidade sobre as sinapses colinérgicas, o que bloqueia a liberação da acetilcolina nas terminações dos neurônios motores Alfa e Gama. Assim sendo, ocorre a estagnação da contração muscular no local de aplicação, o que resulta no relaxamento e alívio da tensão muscular. A duração do efeito é de 4 a 6 meses, pois depois deste período, formam-se novos receptores acetilcolina e a função muscular é reestabelecida.

Sabe-se, também, que a toxina possui quatro possíveis modos de atuação na interrupção dos sinais dolorosos: através da normalização da hiperatividade muscular; pela normalização da excessiva atividade do fuso muscular; pelo fluxo neuronal retrógrado para o SNC; pela inibição da liberação dos neuropeptídeos pelo nociceptor, tanto no tecido periférico como no sistema nervoso central.

Quais são as indicações do Botox na Odontologia?

O Botox possui diversas aplicações e atualmente tem ganhado grande destaque na área estética, sendo geralmente utilizado em casos de:

  • Sorriso gengival;
  • Assimetria do sorriso;
  • Bruxismo ou briquismo;
  • Hipertrofia do masseter;
  • Redução de forças musculares após reabilitação com implantes dentários;
  • Sialorreia;
  • Disfunções da ATM;
  • Distonia: uma condição que provoca espasmos localizados na região inferior da face.

Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?

A duração do tratamento varia conforme cada caso e cada paciente individualmente, mas sabe-se que quanto maior a atividade muscular, menor o tempo de duração do efeito. O início da ação da toxina pode ser observado depois de 3 a 7 dias da aplicação e sua duração costuma variar entre 4 a 6 meses.

Possui contraindicações?

Este tratamento, assim como qualquer outro, possui algumas contraindicações que devem ser observadas e avaliadas pelo cirurgião-dentista durante a avaliação e exame clínico, dentre elas: gestantes e lactantes, pacientes com hipersensibilidade a toxina botulínica, lactose e albumina, e portadores de doenças neuromusculares e autoimunes.

Sempre atenta às demandas da Odontologia nacional, a ABO conta com diversos cursos que visam aprimorar os conhecimentos e técnicas dos cirurgiões-dentistas. Por isso, elaboramos um curso sobre Toxina Botulínica, para que o profissional possa tratar de maneira eficiente as disfunções orofaciais com a Toxina Botulínica tipo A, obtendo excelentes resultados e a satisfação de seus pacientes.

O conteúdo aborda os assuntos: bruxismo, briquismo, DTM, sorriso gengival, cefaleia, dor orofacial, flacidez e rugas no pescoço, ronco e apneia, sialorreia, paralisia facial e muito mais.

REFERÊNCIAS: Garbin et al. Clin. Res. V.27,n.2,pp.116-122 (Jun – Ago 2019).

Picture of Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116