A carga imediata tem se tornado uma abordagem cada vez mais popular na implantodontia, oferecendo aos pacientes a possibilidade de sair do consultório com um sorriso renovado em um tempo reduzido.
No entanto, ainda existem muitos mitos e dúvidas em torno desse procedimento.
Por isso, se você é o profissional que deseja aumentar seus conhecimentos sobre o assunto, aproveite esse blog!
Vamos esclarecer as principais questões, diferenciando o que é mito e o que é verdade, além de apresentar as indicações clínicas mais comuns para essa técnica.
Portanto, fique até o final!
A carga imediata representa uma revolução na implantodontia, trazendo benefícios tanto para os pacientes quanto para os profissionais da odontologia.
Com a busca crescente por soluções rápidas e eficazes, esse procedimento se destaca por proporcionar reabilitações estéticas e funcionais em um curto espaço de tempo.
Por isso, a possibilidade de devolver o sorriso ao paciente de maneira rápida impacta positivamente na autoestima e qualidade de vida, aumentando a satisfação e fidelização.
A alta demanda por carga imediata é impulsionada pelo desejo dos pacientes de evitar longos períodos sem os elementos dentais e pela evolução das técnicas e materiais utilizados.
Com isso, os avanços tecnológicos garantem maior previsibilidade e segurança no procedimento, tornando-o uma opção viável para um número crescente de casos.
Como resultado, os profissionais precisam estar atualizados e preparados para oferecer esse serviço, aproveitando as oportunidades desse mercado em expansão.
Mito!
Nem todos os pacientes são candidatos ideais para a carga imediata. Fatores como qualidade e volume ósseo, estabilidade primária do implante e condição sistêmica do paciente são determinantes para o sucesso da técnica.
Verdade!
Quando bem indicado e executado, a carga imediata pode ter taxas de sucesso semelhantes à carga tardia. Estudos mostram que a estabilidade primária dos implantes e o correto planejamento são essenciais para garantir esses resultados.
Mito!
Com os avanços da implantodontia moderna e o uso de superfícies implantáveis otimizadas, a carga imediata não impede a osteointegração quando a estabilidade primária é adequada.
Mito!
Embora a prótese seja fixada logo após a instalação dos implantes, é fundamental orientar o paciente sobre a necessidade de uma alimentação pastosa e macia nas primeiras semanas para evitar sobrecarga excessiva.
A carga imediata é uma excelente alternativa para diversos casos, desde que bem indicada. Algumas das principais situações em que a técnica pode ser aplicada incluem:
Se você busca se tornar uma referência em reabilitação de pacientes edêntulos e transformar sua abordagem clínica, convidamos você a conhecer a Mentoria Prática na Técnica “All-on-Four” da ABO Sorocaba.
A Mentoria Prática transmite conhecimentos teóricos e práticos da reabilitação oral total usando a técnica “All-on-Four”.
Dessa forma, capacitando os participantes para planejarem e executarem com segurança as cirurgias, dentro de uma filosofia de trabalho com altos índices de sucesso embasada em conceitos científicos e técnicos.
Este curso oferece:
Garanta sua vaga agora e leve sua prática odontológica para o próximo nível!