Você sabe qual o impacto da má oclusão na infância na dentição decídua e permanente, assim como na qualidade de vida de um indivíduo?
A má oclusão na infância é uma desordem de desenvolvimento do complexo craniofacial que afeta o indivíduo em diversas circunstâncias.
Com isso, ela causa diversas alterações funcionais e estéticas que, em muitos casos, traz consequências inclusive psicológicas para o paciente.
É uma condição de elevada prevalência que possui impacto negativo na vida do indivíduo e na sociedade. Por isso, ela é considerada um problema de saúde pública.
Por isso, os indivíduos que apresentam essas disfunções têm um declínio considerável em sua qualidade de vida e um impacto negativo em suas atividades diárias, seja pela questão estética ou funcional.
Além disso, estudos evidenciam que as crianças, quando possuem má oclusão aparente, sofrem julgamentos negativos, mesmo entre crianças e seu círculo de amizade.
Mas como definir qualidade de vida nestes casos?
A OMS define qualidade de vida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
A partir deste conceito básico, nós podemos compreender a repercussão que as condições bucais podem ter na vida de uma criança, adolescente e percorrer toda a sua vida adulta.
Tudo para que você possa desenvolver e aprimorar suas técnicas, de forma sólida e cientificamente embasada.
A nossa especialização em Implantodontia tem como objetivo a transmissão do conhecimento com enfoque nos aspectos atuais da especialidade, estimulando o desenvolvimento da ação motora e mental.
Isso permite a formação integral, teórica e prática de especialistas aptos a executarem de forma segura e harmoniosa as terapias cirúrgicas, sempre associadas à prótese sobre implantes.
Que impacto possui a má oclusão na qualidade de vida dos indivíduos?
Uma revisão de literatura realizada em 2015 concluiu que há uma diferença considerável entre o impacto da má oclusão na dentição decídua e na dentição mista e/ou permanente.
Na dentição decídua, nota-se que o impacto é muito pequeno, quase não afetando a qualidade de vida das crianças.
No entanto, quando falamos em dentição permanente ou mista, os artigos indicam outra coisa. A má oclusão nestes casos mostra que há diminuição na qualidade de vida relacionada à saúde bucal.
Além disso, a autoestima também é afetada e os jovens sofrem com a questão estética nesta fase.
Embora a má oclusão na dentição decídua não tenha impacto tão negativo na qualidade de vida, investigar os fatores associados aos problemas oclusais nesta fase é importante para prevenir a má oclusão.
Dessa forma, evitando os impactos negativos na qualidade de vida que podem ocorrer futuramente.
Objetivos da ortodontia na má oclusão na infãncia
A Ortodontia é a especialidade responsável por tratar as maloclusões. Para isso, é importante especializar-se em um centro de ensino qualificado, cujo diploma é reconhecido pelo MEC e possui a tradição da ABO.
O nosso curso de especialização em Ortodontia tem por objetivo formar profissionais altamente qualificados para diagnosticar, planejar e tratar indivíduos portadores de maloclusões de origem dentária ou esquelética com excelência.
Além disso, promovemos desenvolvimento das habilidades técnicas necessárias para a condução de tratamentos ortodônticos com aparelhos fixos e removíveis.
O que envolve todos os níveis: (preventivo, interceptativo, corretivo e associado à cirurgia ortognática, periodontia e reabilitação com implantes e próteses).
Através da nossa especialização, você terá conhecimento de toda a evolução da Ortodontia, desde as técnicas mais tradicionais até as técnicas mais modernas como MBT, autoligado, mini-implantes=DATs e também, no preparo para tratamentos ortodônticos cirúrgicos, como é o caso da Cirurgia Ortognática.
Além disso, você terá conhecimentos no preparo para reabilitações estéticas com auxílio de toxina botulínica e preenchimento orofacial!
REFERÊNCIAS
Andressa Ferreira Moreira; Larissa Silveira Pinto; Karoline Von Ahn Pinto; Paula Goveia Côrreia; Sara Alice Zago Jeziorski; Karen Sibele Velasque; Denise Paiva Rosa. Malocclusion impact on primary and permanent dentition in the quality of life of children and adolescents: review of literature. Rev. Bras. Odontol. vol.72 no.1-2 Rio de Janeiro Jan./Jun. 2015.
ABO CRO 12864 | RT: CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA | CD | CROSP 49116