A Endodontia trata dos sistemas de canais radiculares e suas ramificações, através do preparo dos sistemas de canais, limpeza, modelagem e desinfecção dos canais radiculares e suas ramificações, por meio da ação das soluções irrigadoras e dos instrumentos mecânicos.
Como toda técnica, com o passar dos anos, novas tecnologias foram incorporadas para melhorar o tratamento e minimizar os riscos, o que se traduz na Endodontia contemporânea.
Veja a seguir algumas destas tecnologias e suas aplicações:
Diminuíram substancialmente o tempo de trabalho para a instrumentação dos sistemas de canais radiculares.
Os instrumentos rotatórios, fabricados com ligas de níquel titânio (NiTi), passaram a ser usados na Endodontia para reduzir os erros de procedimentos e garantir um preparo mais eficiente.
Desenvolvidos para serem utilizados como “instrumento único”, sendo necessária a utilização de apenas um instrumento para realizar o tratamento endodôntico no elemento dentário.
O mais conhecido atualmente é o Sistema Reciproc, fabricado pela empresa alemã VDW e criado pelo Professor Yared, que faz uso de três tipos de lima, escolhidas de acordo com a preferência do operador e característica particular do canal.
O ultrassom é um equipamento de grande importância da Endodontia contemporânea. Isto porque a instrumentação dos canais, somada ao uso das limas e substâncias químicas auxiliares, apenas, não é suficiente para limpar todas as paredes dos canais.
O uso de insertos ultrassônicos de pequenas proporções surge como uma solução para este problema, pois ele é capaz de facilitar os procedimentos endodônticos.
Com o avanço da técnica e o interesse das grandes empresas, são desenvolvidas novas pontas de ultrassom, de pequenas dimensões, capazes de atingir áreas de difícil acesso que os instrumentos convencionais não seriam capazes de atingir.
O microscópio operatório vem sendo utilizado na Endodontia para minimizar a obscuridade do campo operatório, pois ele é capaz de proporcionar alta magnificação e luminosidade, o que favorece os procedimentos e resulta em resultados cada vez melhores, com um grau de qualidade superior.
Sabemos que um dos fundamentos da Endodontia é a eliminação dos microrganismos presentes no sistema de canais radiculares e, para atingir esse objetivo, são empregadas diversas técnicas, assim como a combinação de instrumentação mecânica e irrigação química.
O tratamento convencional, no entanto, pode apresentar falhas e, visando minimizar estas falhas, diversos estudos buscam soluções eficientes para a questão.
Uma proposta que vem trazendo bons resultados é a Terapia Fotodinâmica antimicrobiana (a PDT – Antimicrobial Photodynamic Therapy), que tem potencial para a descontaminação de canais radiculares.
O princípio fundamental da técnica, parte da utilização de um agente fotossensibilizador (um corante não tóxico) e uma fonte de luz de baixa potência e sem potencial térmico para, assim, gerar espécies reativas de oxigênio citotóxico para os microrganismos, promovendo a redução microbiana.
Como vimos, há diversas tecnologias e ferramentas que podem ser utilizadas em Endodontia, gerando resultados satisfatórios e melhorando a técnica se comparadas à técnica convencional.
Sabendo da importância da Endodontia para a Odontologia, a ABO Sorocaba criou o “Curso de Imersão em Endodontia Contemporânea”, cujo objetivo é atualizar o clínico e endodontista sobre os novos conceitos e diversas tecnologias da endodontia contemporânea como: indicações do ultrassom no tratamento de endodôntico, uso da terapia fotodinâmica (laser), sistemas mecanizados reciprocantes, adaptivos e rotatórios e muito mais.
O curso é coordenado pelo Prof. Fernando dos Reis – CRO-SP 98.490; Professor Coordenador dos Cursos de Especialização, Atualização e Imersão em Microscopia Operatória dos Institutos: Zenith (Florianópolis-SC); Fapes (Perdizes-SP); Honda (Itaquera-SP); ABO Sorocaba (SP); SPO (Ibirapuera). Autor do Livro “Tecnologias Endodônticas” Vol 01 – Ano 2015 – Editora Grupo GEN.
REFERÊNCIAS: Aguinaldo Silva Garcez; Juliano Alves Roque; Wilson H. Murata; Michael R. Hamblin. A new approach for antimicrobial Endodontic PDT. REV ASSOC PAUL CIR DENT 2016;70(2):126-30.
Renato C. VILAS-BOAS; Murilo P. ALCALDE; Bruno M. GUIMARÃES; Ronald ORDINOLA-ZAPATA; Carlos R. E. BUENO; Marco A. H. DUARTE. RECIPROC: A comparison between reciprocating and rotational kinematics in curved canals. Rev Odontol Bras Central 2013;22.