Blog

Endodontia contemporânea: técnicas, inovações e muito mais

Facebook
Twitter
LinkedIn

A Endodontia trata dos sistemas de canais radiculares e suas ramificações, através do preparo dos sistemas de canais, limpeza, modelagem e desinfecção dos canais radiculares e suas ramificações, por meio da ação das soluções irrigadoras e dos instrumentos mecânicos. Como toda técnica, com o passar dos anos, novas tecnologias foram incorporadas para melhorar o tratamento e minimizar os riscos, o que se traduz na Endodontia contemporânea. Veja a seguir algumas destas tecnologias e suas aplicações:

Limas rotatórias:

Diminuíram substancialmente o tempo de trabalho para a instrumentação dos sistemas de canais radiculares. Os instrumentos rotatórios, fabricados com ligas de níquel titânio (NiTi), passaram a ser usados na Endodontia para reduzir os erros de procedimentos e garantir um preparo mais eficiente.

Sistemas Reciprocantes:

Desenvolvidos para serem utilizados como “instrumento único”, sendo necessária a utilização de apenas um instrumento para realizar o tratamento endodôntico no elemento dentário. O mais conhecido atualmente é o Sistema Reciproc, fabricado pela empresa alemã VDW e criado pelo Professor Yared, que faz uso de três tipos de lima, escolhidas de acordo com a preferência do operador e característica particular do canal.

Ultrassom: O ultrassom é um equipamento de grande importância da Endodontia contemporânea. Isto porque a instrumentação dos canais, somada ao uso das limas e substâncias químicas auxiliares, apenas, não é suficiente para limpar todas as paredes dos canais. O uso de insertos ultrassônicos de pequenas proporções surge como uma solução para este problema, pois ele é capaz de facilitar os procedimentos endodônticos. Com o avanço da técnica e o interesse das grandes empresas, são desenvolvidas novas pontas de ultrassom, de pequenas dimensões, capazes de atingir áreas de difícil acesso que os instrumentos convencionais não seriam capazes de atingir.

Microscópio operatório:

O microscópio operatório vem sendo utilizado na Endodontia para minimizar a obscuridade do campo operatório, pois ele é capaz de proporcionar alta magnificação e luminosidade, o que favorece os procedimentos e resulta em resultados cada vez melhores, com um grau de qualidade superior.

Laser, uma estratégia para PDT antimicrobiana em Endodontia

Sabemos que um dos fundamentos da Endodontia é a eliminação dos microrganismos presentes no sistema de canais radiculares e, para atingir esse objetivo, são empregadas diversas técnicas, assim como a combinação de instrumentação mecânica e irrigação química. O tratamento convencional, no entanto, pode apresentar falhas e, visando minimizar estas falhas, diversos estudos buscam soluções eficientes para a questão.

Uma proposta que vem trazendo bons resultados é a Terapia Fotodinâmica antimicrobiana (a PDT – Antimicrobial Photodynamic Therapy), que tem potencial para a descontaminação de canais radiculares. O princípio fundamental da técnica, parte da utilização de um agente fotossensibilizador (um corante não tóxico) e uma fonte de luz de baixa potência e sem potencial térmico para, assim, gerar espécies reativas de oxigênio citotóxico para os microrganismos, promovendo a redução microbiana.

Como vimos, há diversas tecnologias e ferramentas que podem ser utilizadas em Endodontia, gerando resultados satisfatórios e melhorando a técnica se comparadas à técnica convencional.

Sabendo da importância da Endodontia para a Odontologia, a ABO Sorocaba criou o “Curso de Imersão em Endodontia Contemporânea”, cujo objetivo é atualizar o clínico e endodontista sobre os novos conceitos e diversas tecnologias da endodontia contemporânea como: indicações do ultrassom no tratamento de endodôntico, uso da terapia fotodinâmica (laser), sistemas mecanizados reciprocantes, adaptivos e rotatórios e muito mais.

O curso é coordenado pelo Prof. Fernando dos Reis – CRO-SP 98.490; Professor Coordenador dos Cursos de Especialização, Atualização e Imersão em Microscopia Operatória dos Institutos: Zenith (Florianópolis-SC); Fapes (Perdizes-SP); Honda (Itaquera-SP); ABO Sorocaba (SP); SPO (Ibirapuera). Autor do Livro “Tecnologias Endodônticas” Vol 01 – Ano 2015 – Editora Grupo GEN.

REFERÊNCIAS: Aguinaldo Silva Garcez; Juliano Alves Roque; Wilson H. Murata; Michael R. Hamblin. A new approach for antimicrobial Endodontic PDT. REV ASSOC PAUL CIR DENT 2016;70(2):126-30.

Renato C. VILAS-BOAS; Murilo P. ALCALDE; Bruno M. GUIMARÃES; Ronald ORDINOLA-ZAPATA; Carlos R. E. BUENO; Marco A. H. DUARTE. RECIPROC: A comparison between reciprocating and rotational kinematics in curved canals. Rev Odontol Bras Central 2013;22.

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116