Blog

Entenda a diferença entre curso de especialização e curso de aperfeiçoamento em Ortodontia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

A Ortodontia está em constante mudança e à medida que os avanços tecnológicos continuam a impulsionar a área, é importante se manter atualizado com o que há de mais recente em cuidados preventivos, diagnósticos e tratamentos. 

Quanto mais habilidades você adquirir, maiores serão as suas perspectivas em termos de carreira e ganhos futuros, sem mencionar sua reputação como dentista.

A educação continuada pode ajudá-lo a expandir seus conhecimentos sobre as melhores práticas odontológicas e tecnologias atuais, mas para tal, é preciso investir em cursos de especialização e aperfeiçoamento em Ortodontia.

Quando falamos sobre cursos de aperfeiçoamento e cursos de especialização, é importante entender que ambos servem como complemento profissional e podem fazer toda diferença para a sua carreira. E a escolha entre um ou outro tipo de curso deve ser realizada de acordo com os futuros passos que o profissional deseja dar após concluí-lo. 

Mas afinal, qual é a diferença entre curso de aperfeiçoamento e curso de especialização?

Tanto um curso de aperfeiçoamento como o de especialização se enquadram na modalidade lato sensu, onde estão enquadrados os cursos mais amplos. Ambos têm o intuito de atualizar o profissional perante sua área de atuação, enriquecendo seus conhecimentos e aprimorando seu currículo.

Além disso, os dois cursos envolvem aulas práticas, no entanto, o aperfeiçoamento é indicado para quem deseja aprimorar algum aspecto específico de sua atuação. Ou seja, é um curso mais voltado para técnicas que poderão ser usadas no dia a dia com o intuito de atender às exigências do mercado. 

Já o curso de especialização, torna o profissional especialista, aprimorando seu conhecimento e aprofundando suas habilidades na área.

Diante disso, com relação às diferenças de um curso de aperfeiçoamento e um curso de especialização, podemos destacar: ·No curso de especialização a carga horária é de 1500 horas. No curso de aperfeiçoamento há uma carga horária menor, de 288 horas de duração; ·Na especialização, o aluno tem a oportunidade de estudar todas as disciplinas da Ortodontia, de uma forma mais ampla, saindo capacitado para atuar em uma quantidade maior de casos. Já o aperfeiçoamento visa o desempenho do profissional em uma função mais específica. ·Após a conclusão do curso de especialização, o aluno ganha o certificado e o título de especialista, já no curso de aperfeiçoamento o aluno também ganha o certificado, porém não recebe título. 

E você, já decidiu qual curso fazer? 

Sua escolha deve depender do que você deseja para seu futuro profissional. 

Seja qual for a sua decisão, a ABO Sorocaba tem o curso ideal para você. Nossos cursos são ministrados por uma equipe de professores especializados e professores convidados de renome. Para dar um salto em sua carreira, entre em contato conosco!

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116