A filosofia de trabalho da Odontologia minimamente invasiva conquistou inúmeros adeptos e, hoje, podemos falar em preservação de remanescente dental sem maiores dificuldades. Quando pensamos em tratamentos estéticos conservadores, que preservem o máximo de estrutura dental sadia, logo nos lembramos das facetas e lentes de contato.
Com os avanços tecnológicos que adentraram a Odontologia, passamos a ter a possibilidade de confeccionar facetas e lentes de contato cerâmicas em espessuras bastante finas, mantendo uma elevada resistência.
Apesar da questão estética ser uma das grandes vantagens desse tipo de técnica, sabe-se que o sucesso do procedimento não está apenas relacionado ao fator estético, mas também a resistência e a longevidade das restaurações.
Quais as vantagens e longevidade das facetas e lentes de contato dentais?
As facetas e lentes de contato cerâmicas representam um tipo de procedimento com alto grau de satisfação estética para os pacientes, mas têm outros benefícios como a estabilidade de cor, resistência ao desgaste e longevidade estética.
Além disso, fatores como o tipo e técnicas de preparo, o tratamento da superfície da cerâmica e do dente, o cimento utilizado, o passo a passo da cimentação e o acabamento podem influenciar diretamente na longevidade e nos resultados destes procedimentos.
Estudos longitudinais demonstraram uma superioridade de cerca de 95% a 99% quando comparamos a longevidade de facetas e lentes de contato cerâmicas às facetas de resina, por exemplo.
Cada vez que a técnica é aperfeiçoada, mais estudos são feitos para validá-la e também testar sua longevidade, visto que a evolução dos procedimentos odontológicos está cada vez mais rápida!
Estudos encontrados na literatura acerca desse assunto concluem uma durabilidade de cerca de 10 a 15 anos para estes procedimentos, com resultados promissores a longo prazo.
Vale ressaltar que erros, mesmo que mínimos durante a instalação, preparo e confecção de facetas e lentes de contato podem levar a posteriores fraturas, o que diminui a longevidade das mesmas.
Mas, claro, é importante que o profissional esteja habilitado para realizar a técnica da melhor maneira, entendendo amplamente sua indicação e tendo habilidades para confecção e instalação da mesma no paciente.
Onde aprender mais sobre facetas e lentes de contato?
Facetas e lentes de contato são alguns dos principais tratamentos solicitados quando falamos em Odontologia estética. Os pacientes estão cada dia mais exigentes, por isso é tão importante se aprofundar nessa técnica e treinar para obter resultados cada vez melhores.
Pensando nisso, criamos a nossa Imersão: Facetas, Lentes de Contato e Fragmentos Cerâmicos. Coordenada pelo Dr. João Paulo dos Santos Fernandes – CRO 50295:
Especialista em Prótese Dentária na Faculdade de Odontologia de Piracicaba / UNICAMP; Doutor em Prótese Dentária na Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP; Prof. Prótese Dental na Universidade Paulista – UNIP Campinas e Prof. Curso de Especialização em Prótese Dental – UNICAMP – Piracicaba.
Com uma carga horária de 20 horas, você terá muito mais confiança para aplicar todos os conceitos em seu dia a dia e se tornar uma referência quando se trata de Odontologia estética! Confira mais informações sobre o curso no site.
Coordenadores:
Rodolfo Amorim de Pádua – CROSP 71982
- Diretor Clínico da COI.
- Graduação em Odontologia pela PUCCAMP.
- Diretor Clínico da Associação Brasileira de Odontologia de Campinas e Sorocaba.
- Atuação nas áreas de Implantodontia, Periodontia e Prótese.
- Diretor Clínico da Swiss Dental Services – localizada em Lisboa e Cidade do Porto/Portugal.
- Sócio-diretor da Alinde Odontologia em Campinas.
Carlos H. Silveira Villela – CRO-SP 49116
- Mestre em Engenharia de Materiais pela FEM – UNICAMP
- Especialista em Implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia
- Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, pelo Conselho Federal de Odontologia
- Presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Regional Sorocaba