Blog

Nova Era da Ortodontia: O que é preciso para se destacar?

ortodontia
Facebook
Twitter
LinkedIn

Vivemos em uma nova era da ortodontia. E o que é preciso para se destacar é uma das dúvidas que acompanham os profissionais de odontologia. 

Passamos por uma nova configuração que se modifica a cada dia, com as inovações cada vez mais presentes em nossas vidas e em nas nossas áreas de atuação.

Dessa forma, as pessoas se preocupam muito mais com a qualidade do tempo que é gasto em suas atividades, priorizando a facilidade, rapidez e resultados.

Nesse aspecto, a Ortodontia não é diferente: é preciso estar preparado para a grande demanda por tratamentos cada vez mais rápidos e com resultados satisfatórios.

Você sabe quais são as novas tendências da ortodontia para você se destacar no mercado profissional? Não?

Fique tranquilo! Preparamos esse blog para te ajudar a entender o que é preciso para você se destacar e alavancar a sua carreira nessa nova era da ortodontia.

Ortodontia Invisível, a nova era

Bráquetes metálicos para a grande maioria é sinônimo de desconforto, falta de estética e coisa do passado. 

Pacientes que estão entre 35 e 50 anos e que já fizeram tratamento ortodôntico e que por algum motivo precisam de um novo tratamento, não gostam da ideia de bráquetes metálicos novamente. Os com mais de 50 anos acham que não combinam mais com a sua idade.

Entretanto, os menores de 35 anos, a turma da nova era, acostumados com a tecnologia e que valorizam resultados rápidos, conforto e estética, não aceitariam aparelhos antigos como tratamento.

Por esse motivo, há uma dúvida: como praticar ortodontia sem os bráquetes?

Para resolver esse desafio, entramos em uma nova era da ortodontia e é possível o tratamento a partir de alinhadores invisíveis!

O que são alinhadores invisíveis?  

O primeiro relato a respeito dos alinhadores dentais foi elaborado em 1946 por Kesling. Em 1971, Ponitz relatou os primeiros experimentos com alinhadores termoplásticos, com uma nova concepção nomeada de “Retentores Invisíveis”, de característica estética.

No ano de 2000, Hilliard e Sheridan desenvolveram um protocolo de tratamento, utilizando um sistema de alicates que, quando aquecidos, configurariam convexidade nas placas alinhadoras, proporcionando a força necessária para a movimentação dentária.

Assim, foi possível efetuar a movimentação ortodôntica, com o fundamento em uma tecnologia digital 3D. Dessa forma, pode-se ter previsibilidade no resultado final, uma vez que todo o planejamento do caso é feito de forma digital.

Além disso, com o avanço tecnológico, atualmente é possível resolver praticamente todos os casos por meio de alinhadores invisíveis.

Afinal, o que é planejamento digital?

A Odontologia Digital está cada vez mais presente no nosso cotidiano, trazendo mais eficiência no planejamento e execução dos tratamentos, garantindo resultados de eficiência.

Dessa forma, os moldes tradicionais feitos a partir de material de moldagem foram substituídos pelo escaneamento intraoral.

Assim, o escâner intraoral digitaliza a cavidade oral do paciente, copiando tecidos, além de todas as características, gerando, por fim, o modelo 3D.

A partir do escaneamento, é possível realizar o planejamento do tratamento ortodôntico. Uma das maiores vantagens desse método, além do conforto, é a previsibilidade do resultado final.

Por meio de softwares, é possível o planejamento da movimentação específica desejada de cada elemento dental, além de projetar a ancoragem de mini-implantes para que o tratamento seja feito de forma mais rápida, aumentando mais ainda a previsibilidade e controle do caso.

Mas como funciona a ancoragem de mini-implantes?

O pequeno tamanho do mini-implante permite sua instalação em pontos estratégicos, o que diminui prejuízos nos dentes que serviriam como ancoragem.

Assim, permitem uma maior previsibilidade da movimentação, reduzindo o tempo de tratamento e possibilitando a execução de movimentos difíceis, como é o caso da intrusão.

Além disso, os mini-implantes utilizados como ancoragem para realização dos movimentos ortodônticos geralmente são instalados entre as raízes dos dentes, intrarradicularmente para promover ancoragem esquelética.

Seu mecanismo de ação baseia-se no imbricamento mecânico de sua estrutura metálica nas corticais e não sofrem osseointegração.

Há também a possibilidade de instalação de mini-implantes em região extrarradicular. Na maxila, a área escolhida é a cortical externa, próxima ao pilar zigomático e a crista zigomática, enquanto na mandíbula são colocados próximos aos molares na região vestibular, ao longo da linha oblíqua externa.

Como os mini-implantes extrarradiculares ficam posicionados verticalmente às raízes, na tabua óssea vestibular, os movimentos desejados não sofrem interferências e não apresentam nenhum risco para as raízes dos dentes.

Como a ABO Sorocaba pode ajudar a me destacar na ortodontia?

A ABO Sorocaba tem como objetivo deixar você mais preparado para enfrentar o mercado, com um diferencial mais competitivo.

Por esse motivo, nós, da ABO Sorocaba, abordamos todos esses temas nos nossos cursos de ortodontia, fazendo com que os alunos saiam aptos para a instalação de mini-implantes intrarradicular e extrarradicular, planejamento digital e credenciamento de alinhadores e alinhadores in house.

Dessa forma, nossos alunos estarão sempre por dentro dessa nova era da ortodontia e conhecerão o que é preciso para se destacar no mercado.

 

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116