Blog

Preenchedores faciais: quais as aplicações na Odontologia?

Facebook
Twitter
LinkedIn

A harmonização orofacial é uma das áreas mais recentes da Odontologia, sendo a última especialização agregada ao rol de cursos de pós-graduação.

Muitos dentistas se perguntam se estão aptos a aplicar as técnicas no rosto do paciente. A área de atuação do cirurgião-dentista abrange desde o osso hioide até o limite do ponto násio (ossos próprios do nariz) e anteriormente ao tragus. Para os procedimentos não cirúrgicos com fins estéticos, sua amplitude inclui também o terço superior da face.  

Uma das principais substâncias preenchedoras é o ácido hialurônico, que é um componente da matriz extracelular e possui diversas funções, como mostram as evidências científicas:

– Aumento da atividade das células mesenquimais;
– Estímulo da migração e diferenciação das células mesenquimais e musculares;
– Papel na morfogênese, migração e diferenciação celular;
– Ajuda na cicatrização.

Outra substância bastante usada é o PMMA, que é um polímero apresentado na forma de microesferas de 40 a 60 mm que ficam em um meio líquido que pode ser colágeno, aproteico ou cristaloide. Existem diversas concentrações do produto no mercado, como 2%, 10% e 30%, que pode ser aplicado em rugas, cicatrizes e defeitos da pele. Vem sendo usado há quase 25 anos não só no preenchimento, mas também na melhoria da pele, pois também causa um estímulo no tecido.  

A alta presença na mídia tem aumentado a demanda de pacientes para esse tipo de tratamento.

Embora muito seguros e com raras complicações, o profissional deve estar preparado para aprender a lidar com os efeitos adversos imediatos decorrentes da aplicação do ácido hialurônico – eritema, sangramentos ou sinais observados um pouco mais tarde, como a nodulação. Os efeitos adversos do PMMA podem envolver reações inflamatórias crônicas, dor, infecções, presença de nódulos, enrijecimento da região, rejeição do organismo e até necrose do tecido, por isso é importante ter critério ao escolher o curso e sempre buscar conhecimento aprofundado na área.

Fonte: PAPAZIAN, Marta Fernandes, et al. Principais aspectos dos preenchedores faciais. REVISTA FAIPE, 2018, 8.1: 101-116.

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

Dr. CARLOS HENRIQUE SILVEIRA VILLELA

CRO-SP 49116