A harmonização facial é a queridinha do momento: diversas pessoas buscam informações sobre este tipo de procedimento, tanto na internet quanto nos consultórios odontológicos, a fim de obter não somente a harmonia da face, mas também melhorar a autoestima e a relação consigo mesmo.
A HOF tem sido uma das áreas mais lucrativas da Odontologia, além de gerar muito reconhecimento para o profissional que a executa e uma cartela de clientes e indicações muito importantes.
O combate ao envelhecimento e aos seus sinais, principalmente quando se trata da face, atrai pessoas de todas idades e classes sociais. Portanto, se você deseja se especializar nessa área ou aprofundar seus conhecimentos, é importante conhecer as principais indicações da HOF para entender como acolher e solucionar as questões dos seus pacientes.
Quais as principais indicações da HOF?
A harmonização orofacial possui extensa indicação para solucionar as rugas e linhas de expressões da testa, ocasionadas pela perda de colágeno e o aumento das atividades dos músculos. Esses sinais de envelhecimento podem ser minimizados através da toxina botulínica.
Os famosos pés de galinha também podem ser suavizados com toxina botulínica, bem como alguns tipos de cefaleia e dor orofacial, além de algumas indicações para casos específicos de DTM, com aplicação no masseter, no músculo temporal e no frontal, por exemplo.
Além disso, é possível modificar alguns aspectos do contorno e formato da face, como a maçã do rosto e o volume da mandíbula, esses procedimentos são geralmente realizados com o ácido hialurônico, e o preenchimento é o responsável pelo volume que é proporcionado.
Tanto a toxina botulínica quanto o ácido hialurônico podem ser reversíveis. O botox perde seu efeito passado algum tempo e o ácido hialurônico pode ser eliminado da face através da enzima hialuronidase. Portanto, além de se tratar de procedimentos com elevado índice de segurança, é possível passar mais tranquilidade e segurança para seus pacientes, pois podem ser revertidos.
HOF e bruxismo: qual a relação?
O bruxismo se dá por uma contração anormal dos músculos mastigatórios. A toxina botulínica tem sido empregada com grande êxito para tratar essa condição.
Isso porque, além de diminuir as dores provenientes do bruxismo, o botox também é responsável por aliviar os músculos da face, o que gera mais conforto e qualidade de vida para esses pacientes que, por vezes, já testaram inúmeros tratamentos e placas de mordida, mas sem um resultado eficiente. E os fios faciais? Qual o objetivo?
Os fios faciais são implantes filamentares sintéticos, quando implantados na região subcutânea elevam os tecidos flácidos da face, além de estimular a produção de colágeno. Os fios proporcionam uma face muito mais harmônica, além de diminuir os sinais de envelhecimento.
Quer dominar as técnicas que envolvem harmonização facial e se destacar no mercado de trabalho? Conheça o nosso curso!
Durante o período de 18 meses, teremos 12 módulos presenciais. Apresentaremos todos os passos necessários para o diagnóstico, planejamento e execução dos tratamentos previstos.
O curso é destinado exclusivamente para cirurgiões-dentistas graduados e com registro válido em seu Conselho Regional de Odontologia.
Inscreva-se e faça parte de uma Odontologia estética cada vez mais moderna e eficiente!

Coordenadores:
Rodolfo Amorim de Pádua – CROSP 71982
- Diretor Clínico da COI.
- Graduação em Odontologia pela PUCCAMP.
- Diretor Clínico da Associação Brasileira de Odontologia de Campinas e Sorocaba.
- Atuação nas áreas de Implantodontia, Periodontia e Prótese.
- Diretor Clínico da Swiss Dental Services – localizada em Lisboa e Cidade do Porto/Portugal.
- Sócio-diretor da Alinde Odontologia em Campinas.
Carlos H. Silveira Villela – CRO-SP 49116
- Mestre em Engenharia de Materiais pela FEM – UNICAMP
- Especialista em Implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia
- Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, pelo Conselho Federal de Odontologia
- Presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Regional Sorocaba