Sabia que a toxina botulínica pode ser sua grande aliada em diversas especialidades?
Hoje, harmonizar o rosto vai muito além da aplicação da toxina botulínica para trazer jovialidade ao paciente.
Tradicionalmente conhecida pela estética, a Harmonização Orofacial também possui seu lado terapêutico, ainda pouco explorado pelos profissionais.
Por isso, ao avaliar o paciente, o cirurgião-dentista busca compreender suas necessidades e devolver seu bem-estar físico, social e mental, atuando na parte estética, funcional/terapêutica e muitas vezes aliando ambas.
Em vista disso, a toxina botulínica pode ser sua grande aliada para tratar ou ainda obter resultados melhores como coadjuvante em diversos casos.
Portanto, vamos te mostrar como, destrinchando quais são as principais aplicações da toxina botulínica.
Quais as principais utilizações para o uso da toxina botulínica
DTM (Disfunção Temporomandibular)
Inicialmente, as dores orofaciais e o bruxismo podem ter seu tratamento associado com a aplicação da toxina botulínica.
Dessa forma, controlando a tensão muscular, ela alivia os sintomas dolorosos do paciente.
Correção do sorriso gengival
Alguns pacientes, ao sorrir, elevam o lábio superior de tal maneira que há uma exposição exagerada da gengiva, prejudicando a estética também em casos de reabilitação.
Dessa forma, com a toxina botulínica relaxa a musculatura, diminuindo essa exposição, podendo ser usada de forma coadjuvante à prótese dentária.
Sialorreia ou hipersialose
Nesses casos, o paciente produz mais saliva do que consegue deglutir, trazendo muitos prejuízos para sua qualidade de vida.
Assim ela pode ser causada por vários fatores como: incontinência labial; língua volumosa; respiração oral; e hiperflexão cervical.
Consequentemente, o cirurgião-dentista pode atuar, aplicando diretamente a toxina nas glândulas reduzindo sua contração e diminuindo a secreção salivar.
Implantodontia
Ao ser aplicada nos músculos mastigatórios, faz com que o paciente diminua a sobrecarga oclusal, que pode trazer insucesso ao implante.
Por isso, a toxina botulínica ode ser usada principalmente em pacientes com hábitos parafuncionais e que irão passar pelo processo de reabilitação.
Correção do sorriso assimétrico
Acontece quando um dos lábios contrai mais que o outro. Por isso, a toxina é aplicada no lado que deixa o sorriso maior.
Ou seja, o lado que contrai mais. Igualando a contração dos músculos, o sorriso volta a ser simétrico.
Pacientes com sequelas do AVC (Acidente Vascular Cerebral)
De antemão, uma das sequelas do AVC é a espasticidade, uma rigidez causada por forte contração muscular. A toxina ameniza o quadro, trazendo mais flexibilidade.
Distonias faciais
É uma desordem neurológica responsável por causar contrações involuntárias dos músculos, popularmente conhecido por “tique nervoso”. A toxina age impedindo esses movimentos.
Além das aplicações terapêuticas, o profissional capacitado a aplicar a toxina botulínica poderá agir na suavização e prevenção de rugas e linhas de expressão, que vem apresentando grande demanda de mercado.
Portanto, o conhecimento que os cursos em Harmonização Orofacial trazem, podem ser o seu grande diferencial, te ajudando a complementar sua prática clínica.
Além da questão estética, a HOF representa para muitos pacientes a recuperação da autoestima, a reintegração social, ao atender as necessidades profissionais.
Atualmente, sabemos o quanto a aparência influencia muito na área de atuação as pessoas, e no alivio sintomático da dor, melhorando a qualidade de vida dos nossos pacientes.
Quer se capacitar para atender esses pacientes?
Desde já, navegue pelo nosso site e descubra os cursos de Harmonização Orofacial que nós, da ABO Sorocaba, temos para você!